Avaliação Mensal de Chuva (dezembro de 2017)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (Dezembro de 2017)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados ao mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo dos meses, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas tem se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são uma fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto às chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um calculo simples de desvio em torno do normal climatológico representado por porcentagem.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à presivibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

12-climatologia_dezembro

Climatologicamente as chuvas de dezembro praticamente se concentram mais no extremo sul do estado, onde apresenta valores acima de 250 mm. O Norte do estado apresenta poucas chuvas com valores abaixo de 100 mm. Essa é a época climatológica dos VCANS e ZCAS, sistemas tipicamente atuantes no sul do estado o que marca o início do período chuvoso na região. Eventualmente esses sistemas apresentam um reflexo no norte do estado causando volumes pequenos de chuva.

12-total chuva dez de 2017

Em dezembro de 2017 houve uma grande concentração de chuvas nas regiões dos municípios de Acailândia e Loreto, com chuvas acima de 260 mm.
Boa parte das chuvas ocorridas no mês foram devidas a atuação de VCANs, que estiveram ativos principalmente na segunda quinzena, onde foram verificadas chuvas significa em alguns municípios acompanhado de nebulosidade tipicamente estratiforme e normal para a época, o que causou uma ligeira queda nas temperaturas.

12-desvio dez 2017


A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
Praticamente todo o setor norte/nordeste e o extremo sul do estado apresentaram chuvas abaixo do normal, com locais como Urbano Santos e Colinas com chuvas da ordem 90% abaixo do normal. O restante do estado apresentou chuvas em torno do normal e algumas regiões isoladas apresentaram chuvas acima do normal, com destaque para Loreto que apresentou chuvas acima de 90% do normal.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZACAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.