Avaliação Mensal de Chuva (março de 2018)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (março de 2018)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem. A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

03-climatologia de março

Climatologicamente em março as chuvas se concentram principalmente no noroeste do estado, onde em sua extremidade apresenta valores superiores a 500 mm, sendo a região mais chuvosa.
A parte mais central é a região menos chuvosa, sendo historicamente a região que apresenta volumes abaixo de 180 mm.

03-total chuva mar de 2018

As chuvas observadas em março de 2018 ficaram concentradas no extremo norte e na região sudeste do estado onde forma observados valores superiores a 400 mm A região onde se registrou os menores valores foi a parte central do estado, apresentando precipitações inferiores a 100 mm.

<03-desvio mar 2018

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal. Apesar do posicionamento favorável da ZCIT mais ao sul da climatologia, o que favoreceria a produção de chuvas em praticamente todo o estado, boa parte ficou com chuvas abaixo do normal. Isso se deve, em boa parte, a atuação de fenômeno denominado oscilação de Madden Julian, que na sua atuação na fase negativa na região nordeste do Brasil, provoca inibição das chuvas. A Oscilação Madden Julian é um distúrbio atmosférico na região tropical que se inicia na região do oceano Índico e se propaga para leste em uma velocidade que varia entre 14 e 29 km/h, dando uma volta ao redor do planeta em um ciclo que pode levar de 40 até 60 dias aproximadamente. Este fenômeno é conhecido como oscilação intrasazonal.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZACAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.