Diagnóstico da atmosfera sobre o Maranhão em 21 de junho de 2018

Diagnóstico da atmosfera sobre o Maranhão em 21 de junho de 2018

 

Atualizado às 16:26 hs

Na  imagem mais recente do satélite meteorológico GOES-16  do dia 21 de junho de 2018 às 18:26 UTC   (15:26 Hora Local) mostra a nebulosidade atuante sobre a América do Sul. No momento da imagem, não existem nuvens carregadas sobre o Maranhão, exceto no extremo noroeste onde existe formação de um grande núcleo convectivo.

 

Conheça alguns fenômenos meteorológicos que causam chuvas no Maranhão nessa época do ano:

ZCIT é a principal responsável  pelas chuvas de janeiro a abril no Maranhão.
Já a partir de maio e perdurando em junho e julho, as chuvas no Maranhão também são engatilhadas, muitas vezes, por ocorrências  de DOL ou Ondas de Leste, que são pertubações no campo do vento e pressão atmosférica que se propagam pelo Oceano Atlântico Tropical desde a costa oeste da África com atividade máxima no inverno do hemisfério sul. Quando chegam na costa da Região Nordeste do Brasil, essas ondas têm a função fundamental de modular a convecção e consequentemente, a precipitação pluviométrica na região. Assim, principalmente  nos meses de maio, junho e julho, muitos episódios de chuvas fortes são ocasionados pela ação de DOL no Maranhão, especialmente no centro-norte.

 

*ZCIT – Zona de Convergência Inter Tropical.

*DOL – Distúrbio Ondulatório de Leste

*Troposfera – Camada da atmosfera mais próxima da superfície onde ocorrem a maioria dos fenômenos meteorológicos.

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

 

Atenção: As áreas coloridas nas imagens com realce, representam a temperatura (conforme escala de cores) do topo das nuvens. Quanto mais frio for o topo da nuvem, mas desenvolvida verticalmente e propícia à ocorrência chuva ela é.

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.