MONITOR DE SECAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2016

NARRATIVA DO MONITOR DE SECAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2016

Condições Meteorológicas do Mês de Agosto de 2016

A Figura 1 mostra a espacialização da precipitação do Nordeste brasileiro: (a) registrada no mês de agosto de 2016, (b) média histórica (ou climatologia) do mês de agosto e (c) o desvio (ou anomalia) da precipitação registrada neste mês, em relação à média histórica.

Historicamente, no mês de agosto os maiores volumes de chuvas no Nordeste brasileiro (Figura 1.b), normalmente, são registrados numa extensa faixa, que vai desde o litoral leste da Paraíba até o extremo sul da Bahia. Nessa faixa, também conhecida como Zona da Mata e Agreste, os acumulados variam entre 75 mm e 200 mm. No noroeste do Maranhão e extremo leste do Rio Grande do Norte esses acumulados oscilam entre 25 mm e 75 mm. Nas demais áreas dessa Região, a precipitação média histórica fica abaixo dos 25 mm. É importante frisar que, o mês de agosto está inserido no período de estiagem em, praticamente, todo o Nordeste brasileiro.

No mês de agosto de 2016, os volumes de chuvas mais expressivos (com acumulados acima de 100 mm) se concentraram na faixa da Zona da Mata dos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além das regiões do Recôncavo, Sul, Chapada Diamantina e Nordeste da Bahia(Figura 1.a). Em pontos isolados do litoral da Paraíba, leste do Rio Grande do Norte e extremo noroeste do Maranhão, os acumulados mais significativos variaram entre 50 mm e 100 mm. Nas demais áreas da Região Nordeste, os volumes de chuvas desse mês ficaram abaixo dos 50 mm.

O reflexo das chuvas que ocorreram nesse mês de agosto, principalmente, nas áreas onde são esperados volumes elevados, é mostrado no mapa de anomalias de precipitação na Figura 1.c. verificou-se que os maiores déficits (com anomalias acima de 100 mm) ocorreram na maior parte dos estados de Alagoas e Sergipe, além do noroeste do Maranhão e na faixa da Zona da Mata dos estados da Paraíba e Pernambuco. Na Bahia, apenas em pontos isolados das regiões Nordeste e Sul é que foram verificadas anomalias negativas de precipitação. Ainda assim, eventos de chuvas mais intensos contribuíram para reduzir essa deficiência em algumas áreas, a exemplo do Recôncavo baiano e em pontos isolados das regiões Sul e Chapada Diamantina. Nessas áreas, as precipitações de agosto ficaram até 100 mm acima do normal. Nas demais áreas do Nordeste brasileiro, as precipitações ficaram em torno da normalidade.

OCA_052016

Figura 1. Espacialização da precipitação (mm) mensal no mês de agosto na região Nordeste do Brasil: (a) precipitação acumulada; (b) climatologia; (c) anomalia de precipitação. Página de procedência da figura: http://proclima.cptec.inpe.br/precmesago.shtml.

 

Síntese do Traçado do Monitor das Secas de Agosto de 2016

Em uma pré-análise, foram considerados os índices SPI e SPEI para 3, 4, 6, 12, 18 e 24 meses, com maior detalhamento para os estados do Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB) e Pernambuco (PE), em virtude de uma quantidade maior de pontos e informações que esses estados da região Nordeste do Brasil (NEB) apresentaram. No intuito de compensar o déficit de informações, tanto para esses estados quanto para as demais áreas do Nordeste brasileiro, foram utilizadas, de forma ampla, os seguintes produtos de apoio: climatologia da precipitação mensal, precipitação observada, anomalia de precipitação do mês de julho (e dos meses anteriores), bem como, o índice de saúde da vegetação (VHI), temperaturas máximas e médias (climatologia, observada e anomalias) do último mês (agosto de 2016) e do trimestre (junho a agosto de 2016), além do indicador de estresse da vegetação (ESI). Com isso, áreas doNEB, onde há poucos pontos de informações, foi analisada, além de complementar as áreas onde a densidade de informações é maior.

É necessário ressaltar que, para o traçado deste mapa, foi considerada a seca física, levando-se em conta, principalmente, os índices SPI e SPEI, de curto e longo prazo, bem como, a colaboração dos validadores dos Estados do Nordeste brasileiro.

Ao comparar o mapa validado no mês de julho de 2016, na Figura 2 (a), com o mapa do mês de agosto de 2016, na Figura 2 (b), verificaram-se algumas mudanças no traçado geral, tais como.

msn_082016

Figura 2.Mapas do Monitor de Secas do Nordeste em 2016: (a) Julho e (b) Agosto

 

No Maranhão, as poucas chuvas registradas no mês de agosto contribuíram, significativamente, para ampliar a área de seca extrema (S3), que avançou para os setores central e sul do Estado, resultando, assim, na redução da área de seca grave (S2). Mesmo assim, houve uma expansão para noroeste dessa área S2, onde, também ocasionou na redução da área S1 (seca moderada). Quanto aos impactos, estes foram classificados como sendo de curto e longo prazo (CL).

No estado do Piauí, praticamente, não houve mudanças na intensidade da seca de agosto, quando comparada com a seca do mês de julho, ou seja, manteve um predomínio da área S3 (com seca extrema). No extremo norte do Estado, onde as chuvas de agosto também foram escassas, a intensidade da seca se manteve em moderada e grave (S1 e S2). Quando a área S4 (seca excepcional), localizada na divisa com o estado de Pernambuco, verificou-se uma pequena ampliação. Em todo o estado do Piauí os impactos causados pela seca também foram de curto e longo prazo (CL).

No Ceará, as poucas chuvas que ocorreram nesse mês de agosto também contribuíram para intensificar a seca na maior parte do Estado, com destaque para ampliação das áreas S3 (seca extrema) e S4 (seca excepcional), consequentemente, houve uma redução na área de seca com intensidade grave (S2). Quanto aos impactos, estes se mantiveram de curto e longo prazo (CL).

No Rio Grande do Norte, as poucas chuvas de agosto também contribuíram para o agravamento da seca em algumas áreas, a exemplo da expansão para leste da área S3 (seca extrema), bem como, da área S4 (seca excepcional) para oeste, na divisa com o estado do Ceará. Com isso, houve uma redução nas áreas de secas moderada (S1) e grave (S2). A pequena área de seca fraca (S0), identificada no mês anterior, no litoral sul do Estado, nesse mês de agosto foi substituída por uma seca moderada. Em relação aos impactos, estes também foram de curto e longo prazo (CL).

Na Paraíba, a redução no volume das chuvas no mês de agosto também contribuiu para intensificar a severidade da seca no Estado, a exemplo da expansão da área S3 (seca extrema) para leste e da área S4 (seca excepcional) para norte. Na faixa da zona da mata e agreste paraibano foi verificado uma pequena ampliação na área S1 (seca moderada), resultando, assim, na redução das áreas S2 (seca grave) e S0 (seca fraca). Além disso, as poucas chuvas registradas nos últimos meses contribuíram para reduzir a área de impactos de curto prazo (C) na faixa da zona da mata. No restante do Estado, os impactos se mantiveram de curto e longo prazo (CL).

Em Pernambuco as poucas chuvas que ocorreram no mês de agosto colaboraram para o agravamento da seca no Estado. No entanto, a mudança mais significativa ficou com a expansão da área com seca excepcional (S4) nas mesorregiões do Sertão e Agreste. Mesmo assim, o predomínio continuou sendo de seca com intensidade extrema (S3) no Estado. Quanto às áreas com secas fraca (S0), moderada (S1) e grave (S2) na faixa das mesorregiões da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife tiveram poucas mudanças expressivas. Em relação aos impactos da seca, estes permaneceram de curto e longo prazo (CL) em todo Sertão e Agreste, mas também tiveram um pequeno avanço pela Zona da Mata. Apenas numa estreita faixa ao longo litoral pernambucano, abrangendo a mesorregião Metropolita do Recife e parte da Zona da Mata, os impactos permaneceram de curto prazo (C).

No estado de Alagoas as poucas chuvas que ocorreram no mês de agosto não foram suficientes para diminuir o grau de severidade da seca no Estado. Pelo contrário, houve uma pequena expansão, em direção ao litoral, nas áreas de secas moderada (S1), grave (S2) e seca extrema (S3). Ainda assim, a área de seca fraca (S0) se manteve em todo o litoral alagoano. Quanto aos impactos da seca, estes se mantiveram de curto e longo prazo (CL) na maior parte do Estado, com exceção de parte do litoral, onde os impacto permaneceram de curto prazo (C).

Em Sergipe, a redução das chuvas no mês de agosto também contribuiu de forma significativa no agravamento da seca no Estado, ou seja, houve uma expansão nas áreas de secas grave (S2) e extrema (S3) em direção ao litoral sergipano. Com isso a pequena área de seca moderada (S1), identificada no mês anterior (julho), deixou de existir, sendo substituída por seca de intensidade grave (S2). Em relação aos impactos, estes permaneceram como sendo de curto e longo prazo (CL) em todo o Estado.

Na Bahia, as chuvas que ocorreram no mês de agosto se concentraram nas localidades mais próximas ao litoral, o que contribuíram para uma pequena melhora na intensidade da seca nessa região, sobretudo, no sul do Estado, onde os volumes no mês de agosto foram maiores. Mesmo sendo de fraca intensidade, nos últimos quatro meses (maio a agosto) as chuvas no litoral sul da Bahia têm ocorrido com mais frequência, o que favoreceu a redução da intensidade de seca extrema (S3) para seca grave (S2). É importante mencionar que, os impactos da seca causados por essa melhora serão de curto prazo (C), ou seja, os problemas causados pela longa estiagem ainda se mantêm na região. Nas demais regiões do Estado, onde as chuvas foram mais escassas ou não houve registro em agosto, o resultado foi a expansão da área de seca extrema (S3) em direção a leste, substituindo grande parte da área com seca grave (S2). Com exceção do litoral sul, os impactos da seca no restante do Estado se mantiveram de curto e longo prazo.

Para o traçado do mapa R2 do mês de agosto de 2016 foram utilizadas as considerações feitas na reunião dos autores com os representantes da APAC-PE, ANA-DF, INEMA-BA, FUNCEME-CE e ARESTech, além das contribuições dos validadores da SEMAR-PI, EMPARN/EMATER-RN, AESA-PB, SEMARH-AL e LABMET/NUGEO/UEMA-MA.

 

Compartilhar.