Avaliação Mensal de Chuva ( fevereiro de 2017)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (fevereiro de 2017)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas tem se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são uma fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um calculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

CLIMA_FEV

Climatologicamente em fevereiro as chuvas se concentram principalmente no norte do estado com acumulados acima de 330 mm, sendo a região mais chuvosa.
A parte mais central tendendo para o sul é a região menos chuvosa, sendo historicamente que os volumes registrados ficam abaixo de 180 mm.

02-total chuva fev de 2017

As chuvas observadas em fevereiro de 2017 se concentraram mais ao norte em uma região aproximadamente entre as faixas de 3° a 5°S de latitude, principalmente entre os municípios de Zé Doca, Santa Inês e Caxias onde foram registrados chuvas acima de 400 mm.
A região do extremo norte e centro sul do estado apresentaram chuvas da ordem de 300 mm. Os menores índices registrados foram os municípios de Turiaçú, Sitio Novo e Grajaú, onde as precipitações ficaram em torno de 200 mm.

02-desvio fev 2017

Os desvios percentuais em relação à normal mostraram que no oeste do estado apresentou chuvas muito acima do normal com valores chegando à ordem de 100% acima do normal, o que significa o dobro do esperado, para as regiões com tonalidade esverdeada. As regiões que apresentam um tom laranja representam chuvas em torno do normal. Já as regiões com a tonalidade vermelha representam as chuvas abaixo do normal, como o norte do estado, com destaque para o noroeste.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZACAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.