Avaliação Trimestral da Chuva (jan/fev/mar de 2017)

Avaliação trimestral da chuva para o período janeiro, fevereiro e março de 2017.

 

As chuvas trimestrais representam a soma do observado acumulado dos totais mensais, significa dizer que o trimestre de janeiro de 2017, janeiro e março de 2017 foi somado e espacializado no estado do Maranhão. O intuito deste produto é, primeiramente, informativo, pois se pode fazer um acompanhamento sazonal do comportamento das chuvas e também de servir base de validação das previsões climáticas trimestrais realizadas mensalmente pelos centros de Meteorologia do Nordeste Brasileiro.

02-norm-jan.fev.mar />

A climatologia do trimestre jan/fev/mar mostra que normalmente os maiores volumes de chuvas se encontra no extremo norte do estado apresentando volumes superiores a 1000 mm. A parte mais central do estado apresenta menor índice pluviométrico neste período (valores inferiores a 600 mm).

Essa configuração espacial da chuva trimestral apresenta uma tendência da atuação do sistema meteorológico causador de chuva no auge da estação chuvosa, que é principalmente a ZCIT* ao norte. Outros sistemas atuantes são o VCAN*, que atua praticamente no estado todo e ZACAS*, que atua mais no sul do estado.

02-obs.jan.fev.mar />

As chuvas observadas no estado apresentaram uma área de grande concentração, principalmente na região que compreende os municípios de Zé doca, Santa Inês, Buriticupu e São Luís onde foram observados acumulados acima de 1000 mm. A situação inversa se pode observar nas regiões onde se registram os mais baixos índices pluviométricos, com destaque para o sudeste do estado, apresentação índices abaixo de 700 mm. O restante do estado ficou com chuvas em torno de 700 a 900 mm.

02-desvi-jan.fev.mar

No trimestre janeiro, fevereiro e março boa parte do estado apresentou chuvas dentro do normal a acima do normal, com destaque para a região de Buriticupu, que a registrou chuvas 60% acima do normal. As regiões que apresentaram chuvas abaixo do normal foram o nordeste do estado e o sudeste do estado, onde as chuvas ficaram entre 15 e 20% abaixo do normal.

A coloração amarela, azul e vermelha representam chuvas em torno da normal, acima da normal e abaixo da normal, respectivamente.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZACAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.