Avaliação Trimestral da Chuva (fev/mar/abril de 2017)

Avaliação trimestral da chuva para o período fevereiro, março e abril de 2017.

 

As chuvas trimestrais representam a soma do observado acumulado dos totais mensais, significa dizer que o trimestre de fevereiro, março e abril de 2017 foi somado e espacializado no estado do Maranhão. O intuito deste produto é, primeiramente, informativo, pois se pode fazer um acompanhamento sazonal do comportamento das chuvas e também de servir base de validação das previsões climáticas trimestrais realizadas mensalmente pelos centros de Meteorologia do Nordeste Brasileiro.

03-norm.fev.mar.abr

A climatologia do trimestre fev/mar/abr mostra que normalmente os maiores volumes de chuvas se encontra no extremo norte do estado apresentando volumes superiores a 1300 mm. A diminuição das chuvas no trimestre chuvoso é visível na direção sul do estado chegando a patamares de 500 mm
Essa configuração espacial da chuva trimestral apresenta uma tendência da atuação do sistema meteorológico causador de chuva no auge da estação chuvosa, que é principalmente a ZCIT* ao norte. Outros sistemas atuantes são o VCAN*, que atua praticamente no estado todo e ZACAS*, que atua mais no sul do estado.

03-obs.fev.mar.abr;

As chuvas trimestrais observadas no estado apresentaram-se concentradas ao norte com chuvas acumulando valores máximos da ordem 1200 mm no norte do estado, justamente pelos meses do trimestre fevereiro, março e abril, serem os mais chuvosos. Outra constatação mostra a parte mais ao sul do estado com chuvas apresentando um declínio muito grande chegando a valores inferiores a 500 mm.

03-desvi-fev.mar.abr

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normais.
No trimestre fevereiro, março e abril boa parte do estado apresentou chuvas dentro do normal, com exceção do extremo norte e parte do sudeste do estado que apresentaram chuvas abaixo do normal. A região mais centralizada do estado, englobando os municípios de Zé doca, Buriticupu, Pedreiras e Coroatá, foi que apresentou chuvas acima do normal.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.