Avaliação Trimestral da Chuva (jan/fev/mar de 2018)

Avaliação trimestral da chuva para o período janeiro, fevereiro e março de 2018.

 

As chuvas trimestrais representam a soma do observado acumulado dos totais mensais, significa dizer que o trimestre de fevereiro, março e abril de 2018 foi somado e espacializado no estado do Maranhão. O intuito deste produto é, primeiramente, informativo, pois se pode fazer um acompanhamento sazonal do comportamento das chuvas e também de servir base de validação das previsões climáticas trimestrais realizadas mensalmente pelos centros de Meteorologia do Nordeste Brasileiro.

02-norm-jan.fev.mar

A climatologia do trimestre jan/fev/mar mostra que normalmente os maiores volumes de chuvas se encontra no extremo norte do estado apresentando volumes superiores a 1000 mm. A parte mais central do estado apresenta menor índice pluviométrico neste período (valores inferiores a 600 mm).

Essa configuração espacial da chuva trimestral apresenta uma tendência da atuação do sistema meteorológico causador de chuva no auge da estação chuvosa, que é principalmente a ZCIT* ao norte. Outros sistemas atuantes são o VCAN*, que atua praticamente no estado todo e ZCAS*, que atua mais no sul do estado.

02-obs.jan.fev.mar;

As chuvas trimestrais observadas no estado se concentraram no noroeste do estado com chuvas acumulando valores máximos superiores a 1300 mm, justamente pelos meses do trimestre janeiro, fevereiro e março, serem os meses do início do período chuvoso. Outra constatação mostra a parte mais ao sul do estado com chuvas apresentando um declínio muito grande chegando a valores inferiores a 500 mm, pois esse trimestre marca o declínio do período chuvoso no sul do estado.

02-desvi-jan.fev.mar

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normais.
No trimestre janeiro, fevereiro e março boa parte do estado apresentou chuvas dentro a acima do normal, com exceção da parte do sudeste do estado que apresentaram chuvas abaixo do normal. Esse trimestre marca a atuação do principal sistema produtor de chuvas em boa parte do norte do estado, a ZCIT, além do que, o oceano Pacífico ainda permanece o fenômeno de La Niña, que influencia positivamente na produção das chuvas.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.