Avaliação Mensal de Chuva (Abril de 2017)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (Abril de 2017)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo dos meses, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas tem se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são uma fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto às chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um calculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à presivibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

04-climatologia de abril />

Climatologicamente em abril as chuvas se concentram principalmente no norte do estado, onde em sua extremidade apresenta valores superiores a 480 mm, sendo a região mais chuvosa.

A região sul do estado apresenta valores entre 180 e 120 mm, e é a região menos chuvosa. O sul do estado passa nesse mês já inicia o período de transição para a época seca.

04-total chuva abr de 2017

Boa parte das chuvas no mês de abril se concentrou no norte do estado influenciado principalmente pela atuação da ZCIT, algo normal para época, contudo, apesar de alguma regiões a chuva apresentar valores máximos de 400 mm, as chuvas ficaram abaixo no normal na região norte.
O sul do estado os volumes de chuvas já apresentaram drásticas reduções, principalmente nas regiões que englobam os municípios de Grajaú, Colina, Loreto, Balsas e Riachão, onde as chuvas ficaram na ordem de 80 a 100 mm.

04-total chuva abril de 2017

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
Boa parte do estado apresentou chuvas abaixo do normal, com destaque para a região que faz um triangulo formado pelos municípios de Grajaú, Colina, Loreto, Balsas e Riachão, onde as chuvas ficam cerda de 50 a 60% abaixo do normal no mês de abril. Outra região que ficou com as chuvas bem abaixo do normal foi o extremo nordeste do estado, próximo a Barreirinhas. Uma pequena parte, mais central, do estado apresentou chuvas dentro da normalidade. Quase nenhuma região ficou com chuvas acima do normal.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZACAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.