Diagnóstico da atmosfera sobre o Maranhão em 07 de maio de 2018


Diagnóstico da atmosfera sobre o Maranhão em 07 de maio de 2018

 

Atualizado às 16:31 hs

Na  imagem mais recente do satélite meteorológico GOES-16  do dia 07 de maio de 2018 às 19:11 UTC   (16:11 Hora Local) mostra a nebulosidade atuante sobre a América do Sul. Existem muitas nuvens carregadas se formando no norte do Maranhão e áreas oceânicas adjacentes. Podem ocorrer episódios de chuvas fortes na região. Nos demais setores do estado, há nebulosidade de bom tempo.

 

Conheça alguns fenômenos meteorológicos que causam chuvas no Maranhão nessa época do ano:

ZCIT é a principal responsável  pelas chuvas dos últimos dias no Maranhão, e isso tem contribuído para um aumento considerável dos totais mensais, onde muitos municípios tem apresentado chuvas já em torno da normal do mês.
Já a partir de maio e perdurando em junho e julho, as chuvas no Maranhão também são engatilhadas, muitas vezes, por ocorrências  de DOL ou Ondas de Leste, que são pertubações no campo do vento e pressão atmosférica que se propagam pelo Oceano Atlântico Tropical desde a costa oeste da África com atividade máxima no inverno do hemisfério sul. Quando chegam na costa da Região Nordeste do Brasil, essas ondas têm a função fundamental de modular a convecção e consequentemente, a precipitação pluviométrica na região. Assim, principalmente  nos meses de maio, junho e julho, muitos episódios de chuvas fortes são ocasionados pela ação de DOL no Maranhão, especialmente no centro-norte.

 

*ZCIT – Zona de Convergência Inter Tropical.

*DOL – Distúrbio Ondulatório de Leste

*Troposfera – Camada da atmosfera mais próxima da superfície onde ocorrem a maioria dos fenômenos meteorológicos.

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

 

Atenção: As áreas coloridas nas imagens com realce, representam a temperatura (conforme escala de cores) do topo das nuvens. Quanto mais frio for o topo da nuvem, mas desenvolvida verticalmente e propícia à ocorrência chuva ela é.

 

Meteorologista responsável

Andréa Santos

Compartilhar.