Diagnóstico da atmosfera sobre o Maranhão em 16 de agosto de 2018

Diagnóstico da atmosfera sobre o Maranhão em 16 de agosto de 2018

 

Atualizado às 14:51 hs

 

Na  imagem mais recente do satélite meteorológico GOES-16  do dia 16 de agosto de 2018 às 17:26 UTC   (14:26 Hora Local) mostra a nebulosidade atuante sobre a América do Sul. Existem muitas nuvens no setor norte do estado e áreas oceânicas adjacentes. Núcleos mais carregados encontra-se em desenvolvimento na região central  do Maranhão. Especialmente, processos termodinâmicos são os responsáveis pelo cenário da atmosfera atual sobre o Maranhão.

 

 

 

Conheça alguns fenômenos meteorológicos que causam chuvas no Maranhão nessa época do ano:

A partir de agosto, em termos climatológicos, tem-se inicio ao “período seco” do setor centro-norte maranhense. O principal sistema meteorológico que predomina nessa época é a massa de ar quente e seca atuante em grande parte do Brasil. Com o cessar das chuvas, observa-se um acentuado aumento no número de queimadas no Estado. O período seco perdura até meados de dezembro.

 

*ZCIT – Zona de Convergência Inter Tropical.

*DOL – Distúrbio Ondulatório de Leste

*Troposfera – Camada da atmosfera mais próxima da superfície onde ocorrem a maioria dos fenômenos meteorológicos.

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

 

Atenção: As áreas coloridas nas imagens com realce, representam a temperatura (conforme escala de cores) do topo das nuvens. Quanto mais frio for o topo da nuvem, mas desenvolvida verticalmente e propícia à ocorrência chuva ela é.

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.