Diagnóstico da atmosfera sobre o Maranhão em 14 de novembro de 2018

Diagnóstico da atmosfera sobre o Maranhão em 14 de novembro de 2018

 

Atualizado às 16:30 hs

 

Na  imagem mais recente do satélite meteorológico GOES-16  do dia 14 de novembro de 2018 às 18:41 UTC   (15:41 Hora Local) mostra a nebulosidade atuante na América do Sul/Latina e áreas oceânicas. No momento da última imagem existem nebulosidade de bom tempo predominando na maior parte do Maranhão, exceto no sul do estado onde existe um corredor de nebulosidade carregada. Essa nebulosidade é formada por processos termodinâmicos locais associados com o padrão de escoamento em altos e médios níveis da troposfera e pode se desenvolver áreas de chuva isoladas especialmente no sul do estado.

 

Conheça alguns fenômenos meteorológicos que causam chuvas no Maranhão nessa época do ano:

A partir de agosto, em termos climatológicos, tem-se inicio ao “período seco” do setor centro-norte maranhense. O principal sistema meteorológico que predomina nessa época é a massa de ar quente e seca atuante em grande parte do Brasil. Com o cessar das chuvas, observa-se um acentuado aumento no número de queimadas no Estado. O período seco perdura até meados de dezembro.

 

*Troposfera – Camada da atmosfera mais próxima da superfície onde ocorrem a maioria dos fenômenos meteorológicos.

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

 

Atenção: As áreas coloridas nas imagens com realce, representam a temperatura (conforme escala de cores) do topo das nuvens. Quanto mais frio for o topo da nuvem, mas desenvolvida verticalmente e propícia à ocorrência chuva ela é.

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.