Diagnóstico da atmosfera sobre o Maranhão em 28 de novembro de 2018

Diagnóstico da atmosfera sobre o Maranhão em 28 de novembro de 2018

 

Atualizado às 14:50 hs

 

Na  imagem mais recente do satélite meteorológico GOES-16  do dia 28 de novembro de 2018 às 17:26 UTC   (14:26 Hora Local) mostra a nebulosidade atuante na América do Sul/Latina e áreas oceânicas. No momento da última imagem existe nebulosidade de mau tempo predominando na parte oeste e norte do Maranhão. A instabilidade atmosférica presente no estado tem previsão de continuar nas próximas horas do dia. Um Cavado em altos níveis da troposfera e o fluxo atmosférico em baixos níveis organizam uma linha de nebulosidade potencialmente carregada que atua no Nordeste do Brasil  hoje.

 

Conheça alguns fenômenos meteorológicos que causam chuvas no Maranhão nessa época do ano:

A partir de agosto, em termos climatológicos, tem-se inicio ao “período seco” do setor centro-norte maranhense. O principal sistema meteorológico que predomina nessa época é a massa de ar quente e seca atuante em grande parte do Brasil. Com o cessar das chuvas, observa-se um acentuado aumento no número de queimadas no Estado. O período seco perdura até meados de dezembro.

 

*Troposfera – Camada da atmosfera mais próxima da superfície onde ocorrem a maioria dos fenômenos meteorológicos.

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

 

Atenção: As áreas coloridas nas imagens com realce, representam a temperatura (conforme escala de cores) do topo das nuvens. Quanto mais frio for o topo da nuvem, mas desenvolvida verticalmente e propícia à ocorrência chuva ela é.

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.