Avaliação Mensal de Chuva (dezembro de 2018)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (Dezembro de 2018)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem. A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

A climatologia de dezembro mostra que os maiores volumes normalmente se concentram no sudoeste do estado, com chuvas da ordem de 200 mm, enquanto que a região norte apresenta valores inferiores a 100 mm.

Os principais sistemas causadores de chuva são normalmente, a Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mais ao sul e os Vórtices ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) mais ao norte.

12-total chuva dez de 2018

As chuvas observadas em dezembro de 2018 se concentraram mais ao norte do estado, onde se registrou chuvas acima de 300 mm em Coroatá, com o restante da região com chuvas da ordem de 200 mm.
Os menores valores foram observados na região central do estado com valores inferiores a 100 mm, onde o município com os menores valores registrados foi no município de Loreto com chuvas da ordem de 50 mm.

<<12-desvio dez 2018>

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
Todo o norte do estado apresentou chuvas acima do normal, e em muitos casos muito acima do normal, com foi em de alguns municípios do extremo norte do estado, enquanto que na parte mais central, as chuvas ficaram com chuvas abaixo 50% do esperado para o mês.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.