Avaliação Mensal de Chuva ( janeiro de 2019)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (janeiro de 2019)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas tem se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são uma fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um calculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

01-normal janeiro

Climatologicamente em janeiro as chuvas se concentram principalmente no extremo sul do estado com acumulados acima de 270 mm, sendo a região mais chuvosa.

A parte mais central é a região menos chuvosa, sendo historicamente que os volumes registrados ficam abaixo de 180 mm.

01-total chuva jan de 2018

As chuvas observadas em janeiro de 2019 mostraram os maiores valores próximo à ilha de São Luís, como no município de Alcântara, que apresentou volumes superiores a 500 mm e foi a região mais chuvosa do estado nesse período, acompanhado por São Luís que apresentou chuvas próximas a 400 mm.

Os menores valores foram observados na região sudeste e extremo sul do estado onde os municípios de Colinas, São Félix de Balsas e Alto Parnaíba, apresentaram chuvas mensais da ordem de 80 mm.

01-desvio jan 2018

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
O extremo norte do estado ficou com chuvas acima do normal, muito por influência da atuação dos VCANS. Na parte mais centralizada há uma pequena faixa onde as chuvas se encontraram dentro da normalidade, já a região sul apresentou chuvas abaixo do normal, com destaque para o sudeste e o extremo sul do estado com chuvas em torno de 60% abaixo do normal.
Boa parte da condição das chuvas abaixo do normal na região sul se deve a fraca atuação da ZCAS.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.