Avaliação Mensal de Chuva (Abril de 2019)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (Abril de 2019)

    As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas tem se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são uma fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um calculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem.

    A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

04-climatologia de abril

<

As chuvas de abril, do ponto de vista climatológico, representam o auge do período chuvoso no norte do estado, com chuvas próximas aos 400 mm. A parte mais ao sul as chuvas ficam próximas a 170 mm onde o extremo sul, fica entre 140 e 120 mm.

Climatologicamente o mês de abril representa o auge da atuação da ZCIT sobre o  norte do estado, e onde, com algumas exceções, apresenta os volumes mais significativos.

04-total chuva abr de 2019

As maiores chuvas registradas ficaram concentradas, como era de se esperar, na região norte, com chuvas superiores a 600 mm, com destaque para o município de Alcântara, que registrou chuvas da ordem de 680 mm.

As chuvas no centro-sul do estado apresentaram valores inferiores a 200 mm, com exceção de uma região na parte sudeste do estado, onde se registraram chuvas abaixo de 100 mm, principalmente nos municípios de Barra do Corda e Loreto.

04-desvio abr 2019

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.

Quase do toda a parte norte do estado ficou com a chuvas acima do normal, com exceção dos municípios de Zé Doca e São Luís, que apresentaram chuvas dentro da normalidade.

A região sudeste do estado foi praticamente a única região do estado com chuvas abaixo do normal, com destaque para Barra do Corda, com chuvas 50% abaixo do normal. O restante das regiões ficou com chuvas em torno do normal.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.

*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.

*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável

Hallan Cerqueira

Compartilhar.