Chuvas no norte do Maranhão e condições atmosféricas gerais

Uma característica muito importante do mês de novembro, em termos climatológicos, é o fato dele marcar um momento de transição entre os períodos seco e chuvoso, na maior parte do Brasil.  É nessa época do ano que se engatilha a formação de convergência de umidade na região central do país, o que acaba gerando condições atmosféricas favoráveis para a produção de chuva em áreas do centro-sul das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Fenômenos meteorológicos associados com a convergência de massa que se estabelece no Brasil central, podem ocasionar chuvas significativas acompanhadas de trovoadas. No Maranhão, o centro-sul é a área com maior probabilidade de ocorrências desses fenômenos durante o mês de novembro; isso em condições de normalidade, mas não é o que vem acontecendo nos últimos dias. Episódios de chuvas significativas também vem ocorrendo no norte do Maranhão e registrando acumulados atípicos para o mês. Este fato pode estar associado a presença de um fenômeno oceano-atmosférico chamado de La Niña, que é o resfriamento anômalo das águas superficiais do Pacífico Equatorial (mancha azul em destaque no mapa) e que modifica o padrão de chuva e temperatura em várias partes do globo.

Em eventos de La Niña, há uma tendência de melhor distribuição das chuvas no Brasil, mas nem todos os casos causam esse impacto. O resfriamento do Pacífico tem se intensificado no mês de novembro de 2020 e gera, mesmo que remotamente, uma atuação desregulada de alguns fenômenos meteorológicos causadores de chuva no Maranhão, a exemplo das chuvas dos últimos dias em São Luís e outras áreas do norte do estado, que foram causadas por um pulso da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e atuação de cavado, o que é incomum nessa época do ano. Porém, em termos de climatologia, isso não significa o estabelecimento do período chuvoso, mas sim uma anomalia da distribuição temporal da chuva. Até o momento foram registrados um total de 26,2 mm de chuva na capital maranhense, valor esse que é mais que o dobro do esperado para o mês (10,5 mm).

O monitoramento contínuo do tempo e clima se faz necessário para melhor avaliação do comportamento dos sistemas meteorológicos nessa temporada de chuvas 2020/2021. A previsão, por hora, é de intensificação do La Niña.

 

el_NINA

Compartilhar.