Avaliação Mensal de Chuva ( Maio de 2020)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (Maio de 2020)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do normal, para tanto, usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem. A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

05-climatologia de maio

Climatologicamente as chuvas de maio praticamente se concentram no extremo norte do estado, onde apresenta valores acima de 300 mm. É perceptível uma diminuição meridional das chuvas até um valor mínimo entre 30 e 50 mm no extremo sul, dando indícios da aproximação do período seco nesta região.

05-total chuva maio de 2020

Em maio de 2020 houve uma ligeira diminuição das chuvas em relação as normais, em boa parte pela irregularidade da posição da ZCIT o que provocou chuvas também mais irregulares no setor norte, onde apenas a região de Icatu apresentou chuvas da ordem de 300 neste mês. Abaixo do paralelo de 5°S, as chuvas não ultrapassaram 100 mm em boa parte da região, muito em função do afastamento dos sistemas de grande escala, que são os causadores de chuvas mais volumosas.

05-desvio maio 2020

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
Praticamente todo estado apresentou chuvas abaixo no normal, com exceção do extremo sul, com chuvas acima do normal e uma pequena faixa do setor leste, onde as chuvas ficaram na faixa normal.
Destaque para a região sudeste onde as praticamente não houve registro de chuva no mês.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

hdmeteorologia@gmail.com

Compartilhar.