Avaliação Mensal de Chuva (junho de 2020)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (Junho de 2020)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do normal, para tanto, usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem. A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

06-climatologia de junho

Há uma grande diminuição na climatologia das chuvas em junho, se concentrando praticamente somente no extremo noroeste do estado, com chuvas da ordem de 200 mm.
Abaixo do paralelo de 4°S praticamente todo o estado apresenta precipitação abaixo de 100 mm chegando próximo a zero no setor sul.

06-total chuva jun de 2020

As chuvas de junho seguiram o comportamento climatológico aproximado na distribuição espacial das chuvas, mas nos volumes, ficando abaixo do normal em boa parte do estado. As chuvas mais significativas se concentraram no extremo noroeste, como esperado, mas o município de Icatu e a região metropolitana de São Luís também apresentaram chuvas significativas com grande atuação de sistemas convectivos fortes. Restante do estado seguiu com uma diminuição das precipitações.

06-desvio jun 2020

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
O mês de junho de 2020 pôde ser considerado com precipitações abaixo do normal em praticamente todo estado, com exceção do extremo sul e do setor leste. A interpretação das regiões que apresentaram chuvas acima do normal deve ser feita com cuidado, uma vez que essas regiões apresentam normalmente chuvas muito baixa nesse mês e qualquer chuva mais significativa pode induzir a uma conclusão equivocada

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

hdmeteorologia@gmail.com

Compartilhar.