Análise Sinótica

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nesse avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

 

Atualizado em 05/05/2022 às 17:00 (UTC) – 14 Hora Local

Análise sinótica para o dia 5 de março de 2022 feita com base em cartas sinóticas, índices de estabilidade, imagens de satélite, modelos e parâmetros de movimento vertical da atmosfera atual.

 

Na  imagem mais recente do satélite meteorológico GOES-16  do dia 05 de maio de 2022 às 14:00 Hora Local (17:00 UTC) mostra a nebulosidade atuante no norte da  região Nordeste do Brasil. No momento, as nuvens estão associadas a uma banda da ZCIT (hoje está com banda dupla) e atuantes sobre o norte do Maranhão, Piauí, no Ceará e Rio Grande do Norte. No Maranhão, um núcleo convectivo está se intensificando sobre a Ilha de São Luís e adjacências com duração estimada em 2 horas. Sua velocidade é de 1,7 m/s e valores de instabilidade aumentando, significando potencial para chuvas e trovoadas. Outras áreas com nebulosidade significativa, porém estáveis, estão no norte do Estado.

Ainda pela atmosfera atual, não há presença de núcleos de nuvens carregadas no sul do Maranhão.

 

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.