Análise Sinótica

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nesse avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

Atualizado em 06/05/2022 às 18:00 (UTC) – 15 Hora Local

Análise sinótica para o dia 6 de março de 2022 feita com base em cartas sinóticas, índices de estabilidade, imagens de satélite, modelos e parâmetros de movimento vertical da atmosfera atual.

 

O principal sistema meteorológico atuando no favorecimento de chuvas no Maranhão, particularmente no norte, é Zona de Convergência Intertropical (ZCIT); no momento desta análise, com duas ramificações, ela espalha as áreas de instabilidade pelo norte do Estado e áreas oceânicas adjacentes. Juntamente com a termodinâmica local e difluência em altos níveis atmosféricos formam condições ideais para o surgimento de núcleos convectivos isolados potencialmente favoráveis para chuva. Uma área com intensa convecção é observada entre o nordeste do Pará e noroeste do Maranhão, esse sistema está se intensificando e pode causar tempo adverso na região em questão nas próximas duas horas.

 

Na  imagem mais recente do satélite meteorológico GOES-16  do dia 06 de maio de 2022 às 14:40 Hora Local (17:40 UTC) mostra a nebulosidade atuante no norte da  região Nordeste do Brasil.

Ainda pela atmosfera atual, não há presença de núcleos de nuvens carregadas no sul do Maranhão.

 

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.