Análise Sinótica

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nesse avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

Atualizado em 11/05/2022 às 18:00 (UTC) – 15 Hora Local

Análise sinótica para o dia 11 de março de 2022 feita com base em cartas sinóticas, índices de estabilidade, imagens de satélite, modelos e parâmetros de movimento vertical da atmosfera atual.

 

O principal sistema meteorológico atuando no favorecimento de chuvas no Maranhão, particularmente no norte, continua sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que atua com duas bandas de nebulosidade no Atlântico equatorial com atividade convectiva moderada. A termodinâmica local e difluência em altos níveis atmosféricos formam condições ideais para o surgimento de núcleos convectivos isolados potencialmente favoráveis para chuva no extremo norte do Maranhão. Esses núcleos estão inseridos no escoamento da ZCIT que forma um trem de nuvens carregadas ao longo do litoral maranhense, litoral do Piauí, pontos isolados do Ceará. O núcleo convectivo nas proximidades da Ilha de São Luís  se encontra em intensificação com velocidade de 2,5 m/s e tempo de vida restante de 120 minutos.

 

Na  imagem mais recente do satélite meteorológico GOES-16  do dia 11 de maio de 2022 às 15:00 Hora Local (18:00 UTC) mostra a nebulosidade atuante no norte da  região Nordeste do Brasil e o trem de nuvens citado acima.

Pela atmosfera atual, não há presença de núcleos de nuvens carregadas no Centro-Sul do Maranhão.

 

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.