Análise Sinótica

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nesse avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

Atualizado em 12/05/2022 às 18 (UTC) – 15 Hora Local

Análise sinótica para o dia 12 de março de 2022 feita com base em cartas sinóticas, índices de estabilidade, imagens de satélite, modelos e parâmetros de movimento vertical da atmosfera atual.

 

O principal sistema meteorológico de grande escala atuando no favorecimento de chuvas no Maranhão, particularmente no norte, continua sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está com sua atividade convectiva classificada como de moderada a forte e posição oscilando entre a linha do Equador e 5°N. Mas apesar dessa posição mais ao norte hoje, pulsos da ZCIT estão engatilhando instabilidade em alguns pontos do litoral maranhense, mais especificamente no setor noroeste do estado. Nesse trecho um núcleo convectivo está atuando com energia potencial atmosférica em nível moderado, o que pode causar alguns episódios isolados de chuva. No momento nenhuma atividade convectiva significativa está ocorrendo sobre a Ilha de São Luís e adjacências .

Na  imagem mais recente do satélite meteorológico GOES-16  do dia 11 de maio de 2022 às 15:00 Hora Local (18:00 UTC) mostra a nebulosidade atuante no norte da  região Nordeste do Brasil e o núcleo convectivo no noroeste do Maranhão.

Pela atmosfera atual, não há presença de núcleos de nuvens carregadas no Centro-Sul do Maranhão, exceto em uma porção da divisa com o estado do Tocantins, porém com tendência de desintensificação.

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.