Análise Sinótica

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nesse avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

Atualizado em 13/05/2022 às 12 (UTC) – 9 Hora Local

Análise sinótica para o dia 13 de março de 2022 feita com base em cartas sinóticas, índices de estabilidade, imagens de satélite, modelos e parâmetros de movimento vertical da atmosfera atual.

 

O principal sistema meteorológico de grande escala atuando no favorecimento de chuvas no Maranhão, particularmente no norte, continua sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está com sua atividade convectiva moderada e com uma de suas ramificações formando áreas de instabilidade em todo o litoral norte do Nordeste do Brasil. Núcleos convectivos estão se formando ao longo do extremo norte do Maranhão com energia potencial atmosférica disponível em valores moderados, o que pode formar condições favoráveis para tempo adverso na região em questão ao longo do dia.

A imagem do satélite meteorológico GOES 12 no horário de 12 UTC do dia 13 de maio de 2022 mostra a nebulosidade associadas aos sistemas convectivos citados acima.

 

Pela atmosfera atual, não há presença de núcleos de nuvens carregadas no Centro-Sul do Maranhão,

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.