Análise Sinótica

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nesse avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

Atualizado em 18/05/2022 às 18 (UTC) – 15 Hora Local

Análise sinótica para o dia 18 de maio de 2022 feita com base em cartas sinóticas, índices de estabilidade, imagens de satélite, modelos e parâmetros de movimento vertical da atmosfera atual.

 

A atmosfera está com forte instabilidade no setor norte do Maranhão com elevados valores de energia potencial disponível para convecção e potencial moderado para tempo adverso. Nessa área do estado, há um sistema convectivo se intensificando por perturbações atmosféricas associadas a termodinâmica local e ZCIT (oscilando no Atlântico tropical entre 1° e 3°N).

A imagem do satélite meteorológico GOES 12 no horário de 18 UTC do dia 18 de maio de 2022 mostra a nebulosidade citada acima, bem como uma grande banda de nebulosidade do sul da Amazônia até o Atlântico sul associada remotamente a um sistema frontal presente no Brasil central.

 

 

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.