Análise Sinótica

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nesse avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

Atualizado em 19/05/2022 às 18 (UTC) – 15 Hora Local

Análise sinótica para o dia 19 de maio de 2022 feita com base em cartas sinóticas, índices de estabilidade, imagens de satélite, modelos e parâmetros de movimento vertical da atmosfera atual.

 

No momento, a ZCIT está acima 3°N em relação a linha do Equador e contribuindo pouco para a instabilidade sobre o Maranhão. Os destaques são um cavado em 500 hPa e um Sistema Frontal de caráter estacionário (ao sul do Nordeste do Brasil) devido a inserção mais acentuada do Jato Subtropical. Essa configuração gera valores elevados de energia potencial disponível para convecção desde o Nordeste do Brasil, passando pelo Maranhão, Piauí e sul do Ceará, deixando essas regiões em alerta para tempo adverso.

A imagem do satélite meteorológico GOES 12 no horário de 18 UTC do dia 19 de maio de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição citada acima,

 

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.