Avaliação Mensal de Chuva (abril de 2022)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (abril de 2022)

 

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do seu comportamento em relação ao que era esperado na climatologia.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

Climatologia da chuva em abril

A climatologia de abril apresenta os maiores índices pluviométrico ao norte acima da latitude de 4°sul, onde normalmente as chuvas ficam compreendidas no intervalo de 340 a 460 mm, com destaque para a ilha de São Luís onde os valores ficam acima de 460 mm.

Os menores índices pluviométricos se concentram no extremo sul do estado, chegando a mínimos de 120 mm próximo as regiões de Balsas e Alto Parnaíba. A faixa central do estado compreendida entre os paralelos 4°S a 6°S, é onde se encontram volumes pluviométricos entre 330 e 200 mm, ou seja, são valores baixos comparados com o norte do estado.

Chuvas diárias observadas em março de 2022

A coloração das figuras de chuvas diárias tem três categorias: a baixa, que vai do vermelho ao laranja claro indicando chuvas com baixo volume e pouco significativas; a intermediária, que vai do verde claro ao verde escuro e indica chuvas com volumes mais significativos seguindo um padrão intermediário; a alta, que vai do roxo claro ao roxo escuro e indica volumes significativos de chuvas mostrando eventos extremos.

A seguir um breve resumo das chuvas diárias no estado em abril de 2022:

    • O dia 01 as chuvas mais significativas se concentram mais ao norte e na região sudeste;
    • Dia 02 houve poucas chuvas no estado;
    • Dia 03 foram registradas chuvas poucas chuvas;
    • Dia 04 as chuvas se concentraram no norte do estado;
    • Dia 05 houve chuvas no nordeste e sul do estado;
    • Dia 06 as chuvas foram semelhantes ao dia 05;
    • Dia 07 as chuvas se concentraram no Norte;
    • Dia 08 as chuvas se concentraram no centro norte;
    • Dia 09 as chuvas se concentraram na faixa norte-sudoeste do estado;
    • Dia 10 houve chuvas pouco significativa;
    • Dia 11 as chuvas mais significativas se concentraram mais na região oeste;
    • Dia 12 as chuvas formam semelhantes ao dia 11;
    • Dia 13 as chuvas se concentram em uma pequena porção ao norte do estado;
    • Dia 14 as chuvas mais significativas se concentraram no extremo noroeste do estado;
    • Dia 15 as chuvas se concentram em uma pequena porção ao norte do estado;
    • Dia 16 forma registradas chuvas em quase todo o estado, mas as mais significativas se concentraram no Sul;
    • Dia 17 houve chuvas em praticamente todo o estado;
    • Dia 18 as chuvas se concentraram no norte do estado;
    • Dia 19 as chuvas se concentraram no norte do estado;
    • Dia 20 houve poucas significativas em praticamente todo o estado com exceção do setor leste;
    • Do dia 21 ao 23 as chuvas se concentraram no norte do estado;
    • Dia 24 quase não houve chuva no estado;
    • Dia 25 houve poucas chuvas significativas no estado;
    • Do dia 26 ao 29 as chuvas se concentraram no norte do estado;
    • Dia 31 as chuvas se concentraram mais no litoral.

 


Total mensal das chuvas observadas em abril de 2022

Abril de 2022 apresentou um comportamento espacial das chuvas semelhante à climatologia com maiores valores se concentrando ao norte e os menores ao sul do estado, porém, os valores ficaram deficitários na região central e sudeste, onde se observou uma faixa de precipitação entre 25 e 100 mm. Já o Norte apresentou boas chuvas próximas a faixa entre 300 e 500 mm, em parte pela boa atuação da Zona de Convergência Intertropical que ficou posicionada próximo onde normalmente se posiciona nessa época do ano.


Anomalia de Precipitação (mm) observada em abril de 2022

As anomalias de precipitação, que também são designadas como desvios absolutos de precipitação, têm como principal objetivo determinar áreas do estado no qual há excesso, com os desvios positivos, ou deficiência, com os desvios negativos, de chuvas, em comparação com as normais climatológicas.

Boa parte do setor norte do estado apresentou chuvas com anomalias positivas de precipitação, indicando uma boa qualidade das chuvas nessa região, onde ainda se caracteriza com período chuvoso. Já a região centro-sul do estado, boa parte das chuvas apresentaram anomalias negativas indicando um leve déficit pluviométrico, porém, não ultrapassando 200 mm


Desvios de precipitação observada em abril de 2022

Utilizando a metodologia dos tercis, onde o primeiro tercil (tercil inferior) fica abaixo de 33,3%, e é definido como categoria abaixo do normal (cor vermelha); o segundo tercil fica compreendido entre os valores de 33,3% a 66,6% e é definido como categoria normal (cor amarela) e o terceiro tercil (tercil superior) compreende os valores superiores a 66,6% é definido como categoria acima do normal (cor azul). foram estabelecidas categorias extras estabelecidas como muito seco e muito chuvoso, sendo que as chuvas que ficam abaixo de 16,7% e acima de 100%, são classificadas na categoria “muito abaixo do normal” e “muito acima do normal” respectivamente.

O mês de abril de 2022 pode ser climatologicamente classificado como normal a abaixo do normal, onde o setor centro-norte ficou na faixa normal e o setor centro-sul ficou na faixa abaixo do normal, divididos pelo paralelo de 5°S. Também pode-se observar uma pequena região do estado ficando na categoria muito abaixo do normal.

Considerações finais

 

O Estado do Maranhão apresentou média pluviométrica no mês de abril de 2022 de 262,3 mm, onde o esperado é de 267,5 mm, ficando muito próximo; isso significa que de uma forma geral, as chuvas médias no estado ficaram próximas as normais, seguindo a tendência dos outros meses de 2022.

link para o download do boletim em PDF aqui

Hallan D. Cerqueira

Meteorologista

hdmeteorologia@gmail.com

glossário: https://portal.inmet.gov.br/glossario/gloss%C3%A1rio

Compartilhar.