Análise Sinótica

 

Análise de 27/05/2022 às 12 (UTC) – 9 Hora Local

Atmosfera com intensa subsidência continua sobre a parte central do Brasil; essa condição inibi a formação de nuvens na maior parte do país, inclusive no Maranhão. Isso deixa o tempo sem nebulosidade significativa em quase todo o estado, exceto o litoral, onde a advecção de umidade do Oceano Atlântico pode proporcionar a formação de núcleos isolados de chuva ao longo do dia, especialmente a tarde e noite. A energia disponível para convecção está com valores moderados apenas no noroeste do Maranhão, o que pode implicar em formação de núcleos convectivos nessa área.

A imagem do satélite meteorológico GOES 16 no horário de 18 UTC do dia 27 de maio de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

______________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nesse avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

 

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.