Análise Sinótica

Análise do dia 31/05/2022 às 18 (UTC) – 15 Hora Local

Áreas isoladas de instabilidade atmosférica estão frequentes no setor norte do Nordeste brasileiro. No Maranhão, o Centro-Norte do estado possui valores elevados de energia disponível para convecção, que por consequência, pode formar nuvens carregadas. Esses valores são um dos mais elevados do Brasil no momento, junto com a Amazônia. A termodinâmica local, advecção de umidade do mar e temperatura, continua determinando a formação de áreas de instabilidade no litoral maranhense.

A imagem do satélite meteorológico GOES 16 no horário de 18 UTC do dia 31 de maio de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

______________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich.

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira