Análise Sinótica

 

Análise do dia 01/06/2022 às 18 (UTC) – 15 Hora Local

A ZCIT está posicionada acima da linha do Equador e contribuindo pouco para a formação de nuvens carregadas no Maranhão. Apesar da pouca nebulosidade do momento, a advecção de umidade do mar continua e pode provocar instabilidade atmosférica no litoral maranhense. Na região central do Maranhão, a energia disponível para a convecção está elevada, com chances significativas de criar áreas isoladas de instabilidade atmosférica nas próximas horas.  Essa condição está associada ao escoamento atmosférico de leste.

A imagem do satélite meteorológico GOES 16 no horário de 18 UTC do dia 01 de junho de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

______________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

 

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich. 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.