Análise Sinótica

 

Análise do dia 14/07/2022 às 12 (UTC) – 9 Hora Local

O escoamento de leste em níveis baixos da troposfera predomina. Os ventos vindos do mar, trazem umidade, e junto com a termodinâmica local do Litoral maranhense, formam nuvens com potencial para chuvas isoladas e trovoadas pela parte da tarde nessa região do estado. O ar seco e quente que predomina na região central do Brasil, mantem a condição de temperaturas elevadas, baixa umidade e subsidência atmosférica no Sul do Maranhão, o que inibi a formação de nebulosidade significativa na região. O Cavado prolongado (1)  continua presente na Costa Leste do Nordeste do Brasil mantendo a situação de instabilidade.   A ZCIT está presente ao norte da Linha do Equador, entre 4°N e 9°N.

A imagem do satélite meteorológico GOES 16 (canal visível) no horário de 12 UTC do dia 14 de julho de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich. 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

(1) Área caracterizada por baixa pressão atmosférica em relação à sua adjacência. Encontrado nas cartas sinóticas.

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.