Análise Sinótica

 

Análise do dia 03/08/2022 às 18 (UTC) – 15 Hora Local

O escoamento atmosférico de leste na baixa troposfera tem dominado a região Nordeste do Brasil (NEB) nos últimos dias. Nessas condições, a advecção de umidade do Atlântico está significativa especialmente na Costa Leste do NEB, com uma região de Cavado persistente. Esse cenário também reflete nas chuvas do Norte do Maranhão, onde essas forçantes de grande escala encontram umidade e temperatura elevadas formando núcleos de chuvas isoladas ao longo do Litoral Maranhense. No momento desta análise, o setor noroeste do estado está com energia convectiva moderada para formar nuvens carregadas. Nas demais regiões o predomínio é de nebulosidade de bom tempo. A ZCIT está presente ao norte da Linha do Equador, oscilando entre 7°N e 12°N.

A imagem do satélite meteorológico GOES 16 (canal visível) no horário de 18 UTC do dia 03 de agosto de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich. 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

(1) Área caracterizada por baixa pressão atmosférica em relação à sua adjacência. Encontrado nas cartas sinóticas.

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.