Análise Sinótica

 Análise do dia 16/08/2022 às 18:00 (UTC) – 15:00 Hora Local

No Maranhão, a predominância é de nebulosidade de bom tempo; apenas no Litoral da região de Apicum-Açu, existem áreas de instabilidade em formação com potencial para chuvas. O escoamento atmosférico associado a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) causa significativa nebulosidade na Costa Leste do Nordeste do Brasil. Há um cavado prolongado nessa região. A ZCIT está oscilando entre 5°N e 10°N.

A imagem do satélite  GOES-EAST ( Composição GEOCOLOR) no horário de 18:00 UTC do dia 16 de agosto de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich. 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

(1) ASAS: Sistema de alta pressão semipermanente presente no Atlântico sul

(2) Cavado: Área caracterizada por baixa pressão atmosférica em relação à sua adjacência. Encontrado nas cartas sinóticas.

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.