Análise Sinótica

 Análise do dia 21/09/2022 às 18:00 (UTC) – 15:00 Hora Local

Devido a entrada de ventos alísios mais intensos, que trazem umidade do oceano, o norte do Maranhão tem apresentado nebulosidade estratiforme principalmente pela manhã e chuvas rápidas e isoladas e/ou chuviscos. No momento, a maior parte do estado apresenta nebulosidade de bom tempo. Entretanto, o extremo sul está sendo influenciado por um corredor de convergência de massa que forma nuvens carregadas. Essa configuração começa a ocorrer, geralmente, na segunda quinzena de outubro na região, mas esse ano tem ocorrido mais cedo.

ZCIT no Atlântico: oscilando acima do equador, entre 6°N e 10°N.

A imagem do satélite  GOES-EAST/NOAA ( Composição GEOCOLOR) no horário de 18:00 UTC (15  hora local) do dia 21 de setembro de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima. Com destaque para o trem de nuvens carregadas em áreas adjacentes ao sul do Maranhão.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.