Análise Sinótica

 Análise do dia 03/10/2022 às 18:00 (UTC) – 15:00 Hora Local

A termodinâmica local tem contribuído para o aumento dos valores de energia para convecção e consequentemente para a formação de nuvens carregadas no norte do Maranhão e nordeste do Pará. No momento, células convectivas estão presentes na divisa do Pará com Maranhão com maior intensidade no município de Governador Nunes Freire. Áreas de instabilidade mais intensas estão se formando a sudoeste do Maranhão, em virtude do escoamento atmosférico predominante de grande escala.

ZCIT no Atlântico: oscilando acima do equador, entre 7°N e 11°N.

A imagem do satélite  GOES-EAST/NOAA ( Composição GEOCOLOR) no horário de 18:00 UTC (15  hora local) do dia 03 de outubro de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.