Análise Sinótica

 Análise do dia 14/10/2022 às 18:00 (UTC) – 15:00 Hora Local

Um corredor de umidade tem se mantido na região central do Brasil (se estendendo da Amazônia até o Atlântico sul) e causando instabilidade atmosférica (de forma remota) em regiões próximas ao sul e oeste do Maranhão. No momento, uma área de forte convecção forma nuvens com desenvolvimento vertical significativo na divisa do Maranhão com o Pará, mais especificamente nas proximidades do município de Santa Luzia do Paruá. Na área do MATOPIBA,  altas temperatura e ar seco estão predominantes e podem gerar sensação de desconforto.

ZCIT no Atlântico: oscilando acima do equador, entre 8°N e 11°N.

A imagem do satélite  GOES-EAST/NOAA ( Composição GEOCOLOR) no horário de 18:00 UTC (15  hora local) do dia 14 de outubro de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

(1) Área caracterizada por baixa pressão atmosférica em relação à sua adjacência. Encontrado nas cartas sinóticas.

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.