Análise Sinótica

 Análise do dia 19/10/2022 às 18:00 (UTC) – 15:00 Hora Local

Um canal de umidade tem se mantido na região central do Brasil (se estendendo da Amazônia até o Atlântico sul) e causando instabilidade atmosférica (de forma remota) em regiões próximas ao sudoeste e oeste do Maranhão. Esse canal de umidade ainda não pode ser classificado como ZCAS, mas tem formado muitos núcleos convectivos associados a tempo adverso nas áreas que atua. No momento, o predomínio é de nebulosidade de bom tempo em todo o Maranhão, mas valores moderados de energia potencial para convecção tem permanecido em áreas  oceânicas adjacentes, onde os ventos estão intensos com registros de 40 km/h.

ZCIT no Atlântico: oscilando acima do equador, entre 8°N e 11°N.

A imagem do satélite  GOES-EAST/NOAA ( Composição GEOCOLOR) no horário de 18:00 UTC (15  hora local) do dia 18 de outubro de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

*ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.