Análise Sinótica

 Análise do dia 25/10/2022 às 18:00 (UTC) – 15:00 Hora Local

Uma extensa área de convergência de umidade gerada pelo fluxo de ventos conhecido como JBN, organiza a convecção desde a Amazônia até áreas da porção central do Brasil. Esse canal de umidade (em destaque na imagem de satélite) tem sido observado nos últimos dias, porém com menos intensidade, mas que se fortaleceu e engatilhou a formação de núcleos convectivos intensos no sul do Maranhão, os quais se mantem até o momento desta análise. O intenso transporte horizontal de umidade em baixos níveis troposféricos no sul do estado, também favorece, de forma remota, o aumento de nebulosidade no norte do Maranhão, onde já se tem uma intensa advecção de umidade vinda do mar. Um sistema frontal no Atlântico também contribui para a instabilidade na região.  Em função dessa condição atmosférica predominante, o sul do Maranhão registrou intensos episódios de chuvas na madrugada, com destaque para o  município de Balsas que registrou um total de 139,6 mm de chuva em poucas horas.

⇒ ZCIT no Atlântico: oscilando acima do equador, entre 8°N e 11°N.

A imagem do satélite  GOES-EAST/NOAA ( Composição GEOCOLOR) no horário de 18:00 UTC (15  hora local) do dia 25 de outubro de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

*JBN (Jato de Baixos Níveis)

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.