Análise sinótica

 Análise do dia 03/11/2022 às 18:00 (UTC) – 15:00 Hora Local

Desde o final de outubro, uma forte massa de ar frio e atípica para a época do ano, vem avançando pelo Brasil e atingindo baixas latitudes. No momento, um canal de umidade e Frente Fria associada a essa massa de ar polar atinge áreas do Nordeste do Brasil e organiza uma região de instabilidade atmosférica à sua vanguarda. Intensos sistemas convectivos podem ser observados no oeste da Bahia, Piauí e nos setores leste e norte do Maranhão. A nuvens apresentam grande desenvolvimento vertical com potencial para chuvas, trovoadas e ventos fortes.

⇒ ZCIT no Atlântico: oscilando acima do equador, entre 6°N e 9°N.

A imagem do satélite  GOES-16 CPTEC/INPE/NOAA ( realçada) no horário de 18:00 UTC (15  hora local) do dia 03 de novembro de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

*FRENTE FRIA: região de encontro entre uma massa de ar frio que empurra uma massa de ar mais quente.

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.