Monitor de secas para o mês de setembro de 2022

TOP_MNSE

 Síntese do Traçado do Monitor de Secas do Mês de Setembro de 2022

Este documento descreve, resumidamente, as maiores variações apresentadas no Mapa do Monitor de Secas do mês de setembro de 2022 (Figura 1b) em comparação ao mês anterior (Figura 1a). Os destaques são feitos por Região e por Unidade da Federação, acompanhando-se o surgimento, desaparecimento, evolução ou involução do fenômeno da seca em cada uma dessas áreas.

Figura 1 - Monitor de Secas: (a) agosto/2022; (b) setembro/2022.

Figura 1 – Monitor de Secas: (a) agosto/2022; (b) setembro/2022.

 

Na Região Nordeste, devido às chuvas abaixo da normalidade nos últimos meses e piora nos indicadores, a seca fraca (S0) avançou no oeste e sul do Maranhão e no centro e sul do Ceará. Além disso, houve aumento da área com seca moderada (S1) no sul baiano.

No Maranhão, devido às anomalias negativas de precipitação registradas nos últimos meses houve o avanço da seca fraca (S0) no oeste e sul. Os impactos são de curto prazo (C).

Para o traçado do mapa do Monitor de Secas de setembro de 2022, foram utilizadas as considerações feitas na videoconferência realizada no dia 11/10/2022 por representantes da ANA e das instituições autoras: INEMA-BA, APAC-PE, FUNCEME-CE, IGAM-MG, INCAPER-ES, SEMAD-GO, SEMARH-TO e SIMEPAR-PR. Na etapa de validação do mapa, diversas instituições estaduais parceiras contribuíram com dados complementares de suas redes de monitoramento e/ou informações de campo repassadas pelos observadores de impactos locais. Os trabalhos foram coordenados pela equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Instituição Central do Programa Monitor de Secas.

A versão completa desse produto você encontra em https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=9&ano=2022

Compartilhar.