Monitor de secas para o mês de outubro de 2022

TOP_MNSE

 Síntese do Traçado do Monitor de Secas do Mês de Outubro de 2022

Este documento descreve, resumidamente, as maiores variações apresentadas no Mapa do Monitor de Secas do mês de outubro de 2022 (Figura 1b) em comparação ao mês anterior (Figura 1a). Os destaques são feitos por Região e por Unidade da Federação, acompanhando-se o surgimento, desaparecimento, evolução ou involução do fenômeno da seca em cada uma dessas áreas.

Figura 1 - Monitor de Secas: (a) setembro/2022; (b) outubro/2022.

Figura 1 – Monitor de Secas: (a) setembro/2022; (b) outubro/2022.

 

Na Região Nordeste, devido à melhora nos indicadores, houve o recuo da seca fraca (S0) no noroeste do Maranhão, sul do Ceará, centro de Pernambuco e litoral sul da Bahia. Ainda, houve o desaparecimento de uma porção de seca fraca (S0) entre o leste do Maranhão e o oeste do Piauí.

No Maranhão, devido às anomalias positivas de precipitação registradas nos últimos meses, houve o recuo da seca fraca (S0) no noroeste do estado e o desaparecimento de uma porção de seca fraca (S0) no leste do estado, divisa com o Piauí. Os impactos permanecem de curto prazo (C).

Para o traçado do mapa do Monitor de Secas de outubro de 2022, foram utilizadas as considerações feitas na videoconferência realizada no dia 10/11/2022 por representantes da ANA e das instituições autoras: INEMA-BA, APAC-PE, FUNCEME-CE, IGAM-MG, INCAPER-ES, SEMAD-GO, SEMARH-TO e SIMEPAR-PR. Os trabalhos foram coordenados pela equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Instituição Central do Programa Monitor de Secas.

A versão completa desse produto você encontra em https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=10&ano=2022

Compartilhar.