IMESC, AGED e UEMA avançam nas discussões sobre a determinação do Vazio Sanitário da Soja.

Apresentação da UEMA / NUGEO sobre o instrumento para a definição do Vazio Sanitário da Soja.

Apresentação da UEMA / NUGEO sobre o instrumento para a definição do Vazio Sanitário da Soja.

Após uma sequência de tratativas entre o IMESC, AGED e UEMA, no último dia 07 de dezembro foram definidas as datas de semeadura para a determinação do Vazio Sanitário da Soja, em reunião ocorrida no auditório do Serviço Nacional de aprendizagem Rural (SENAR).

Com a presença da Presidente do IMESC, Talita Nascimento, a equipe da AGED e do Laboratório de Meteorologia do Núcleo de Geoprocessamento da UEMA,  o NUGEO teve a oportunidade de  apresentar a metodologia e os resultados da espacialização do início do período chuvoso para a região em discussão, que serviu de instrumento para a definição do início da semeadura.


 

Mesa de debate com representantes das instituições parceiras.

Mesa de debate com representantes das instituições parceiras.

A reunião contou ainda com a participação do Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, José Antônio Heluy, e de forma remota, com a participação dos agricultores das regiões produtivas e demais técnicos regionais.

Após o momento das apresentações ocorreu uma mesa redonda em que foi oportunizado a participação  de todos que acompanhavam o encontro, não só presencialmente, como também remotamente, por meio da transmissão ao vivo através da internet. O agricultores e técnicos de diversos municípios maranhenses estavam virtualmente presentes e puderam participar com perguntas, sugestões e considerações.

O vazio sanitário da soja tem como objetivo evitar a expansão e disseminação da Ferrugem-asiática nessas regiões sem ocasionar prejuízos aos agricultores do Maranhão.

 

Saiba mais sobre a Ferrugem-asiática aqui.
Veja a importância do Vazio Sanitário da Soja  aqui.

Compartilhar.