Análise Sinótica 16/01/23

 Análise do dia 16/01/2023 às 18 (UTC) – 15 Hora Local

Nas cartas de linha de corrente em altitude (não mostrado), o VCAN continua atuando e se acoplando a uma banda de nebulosidade associada a ZCIT: com isso, a atmosfera segue instável no Maranhão, com a formação de núcleos convectivos confinados, no momento, no setor leste do estado e áreas oceânicas adjacentes.

 

⇒ ZCIT no Atlântico: oscilando acima do equador, entre 1° e 4°N

A imagem do satélite GOES EAST NOAA no horário de 18 UTC (15  hora local) do dia 16 de janeiro de 2023 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

* VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis): região de baixa pressão atmosférica nos altos níveis da atmosfera, mas que reflete em superfície tanto para causar e/ou inibir chuvas.

 

 

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.