Análise Sinótica 23/01/23

 Análise do dia 23/01/2023 às 18:30 (UTC) – 15:30 Hora Local

No momento desta análise, a atmosfera sobre o Maranhão se apresenta muito instável. Núcleos de nuvens carregadas estão presentes no sul do estado e principalmente no setor norte. No norte, os valores de energia disponível para formar tempestade, estão de moderados a forte. Isso caracteriza formação de nuvens com grande potencial para tempo adverso na região. A confluência de ventos em baixos níveis da atmosfera no oceano Atlântico próximo ao Maranhão, indica o posicionamento médio da ZCIT, que se aproxima cada dia mais do norte do Maranhão.

 

⇒ ZCIT no Atlântico: oscilando entre 1°S e 3°N

A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 18:30 UTC (15:30  hora local) do dia 23 de janeiro de 2023 mostra a nebulosidade e vento associados a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

 

 

 

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.