Análise sinótica 26/01/23

 Análise do dia 26/01/2023 às 15:00 (UTC) – 12:00 Hora Local

Com um posicionamento ao sul do Equador, A ZCIT*, principal sistema meteorológico produtor de chuva no centro-norte  do Maranhão, segue perturbando a atmosfera dessa região. Os valores de energia potencial para convecção (que forma nuvens carregadas) estão elevados e podem formar áreas de chuvas moderadas isoladas nas próximas horas ao longo do Litoral Maranhense. Outro sistema importante em atuação é a ZCAS**, que está provocando instabilidade atmosférico no sul e leste do Maranhão. Os acumulados mais significativos de chuva, até o dia 31 de janeiro de 2023, serão concentrados no setor norte do estado, podendo ultrapassar  40 mm.

 

⇒ ZCIT no Atlântico: oscilando entre 2°S e 2°N

A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 15:00 UTC (12:00  hora local) do dia 26 de janeiro de 2023 mostra a nebulosidade e vento associados a condição atmosférica citada acima.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)

**ZCAS (Zona de Convergên犀利士
cia do Atlântico Sul): corredor de áreas de instabilidade que vai desde a Amazônia até o sul do Atlântico.

 

 

 

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.