Monitor de secas para o mês de janeiro de 2023

TOP_MNSE

Síntese do Traçado do Monitor de Secas do Mês de Janeiro de 2023

Este documento descreve, resumidamente, as maiores variações apresentadas no Mapa do Monitor de Secas do mês de janeiro de 2023 (Figura 1b) em comparação ao mês anterior (Figura 1a). Os destaques são feitos por Região e por Unidade da Federação, acompanhando-se o surgimento, desaparecimento, evolução ou involução do fenômeno da seca em cada uma dessas áreas.

MNSE_012023

Na Região Nordeste, houve surgimento da seca fraca (S0) no oeste de Alagoas devido às chuvas abaixo da média nos últimos meses. Por outro lado, a seca desapareceu na divisa entre o extremo oeste baiano e Tocantins, em função da melhora nos indicadores.

No Maranhão, os indicadores não apontam mudança na condição de seca em relação ao mês anterior, permanecendo todo o estado sem seca relativa.

Para o traçado do mapa do Monitor de Secas de Janeiro de 2023, foram utilizadas as considerações feitas na videoconferência realizada no dia 10/02/2023 por representantes da ANA e das instituições autoras: INEMABA, APAC INCAPERES, SEMADGO, S EMARH– PE, FUNCEME TO e SIMEPARPR. CE, IGAMMG, Na etapa de validação do mapa, diversas instituições estaduais parceiras contribuíram com dados complementares de suas redes de monitoramento e/ou informações de campo repassadas pelos observadores de impactos locais. Os trabalhos foram coordenados pela equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Instituição Central do Programa Monitor de Secas.

A versão completa desse produto você encontra em https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=1&ano=2023

Compartilhar.