Análise Sinótica 27/02/2023
Por Andrea Cerqueira em 27 de fevereiro de 2023
Análise do dia 27/02/2023 às 18 UTC – 15 Hora Local
Uma extensa área de baixa pressão atmosférica (Letra B em vermelho) cobre grande parte do Maranhão. Isso deixa a atmosfera instável e propicia a formação de nuvens carregadas. Um cavado* na Costa da Bahia influencia (remotamente) a atmosfera do sul do Maranhão. No momento, uma grande área do extremo sul do estado está coberta com nuvens carregadas com previsão de tempo adverso nas próximas horas.
Tendência: Para os próximos 4 dias, as chuvas mais significativas tendem a se concentrar no centro norte do Maranhão, com acumulados de chuva que podem ultrapassar a marca de 50 mm (especialmente na divisa com o Piauí).
⇒ ZCIT no Atlântico: oscilando entre 0° e 3°N
A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 18 UTC (15 hora local) do dia 27 de fevereiro de 2023 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima e Pressão atmosférica ao nível médio do mar.
_______________________________________________________________________________________________
Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).
UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais
*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.
*Cavado: prolongada área com baixa pressão atmosférica.
ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão, clique AQUI
Meteorologista responsável
Andréa Cerqueira