Análise Sinótica e Alerta 13/03/23

Análise do dia 13/03/2023 às 18 UTC – 15 Hora Local

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está com forte atividade convectiva sobre o norte da Região Nordeste do Brasil, especialmente no Maranhão, Piauí e Ceará. Com isso, áreas de instabilidade estão presentes no centro norte do Maranhão e provocam chuvas, trovoadas e ventos fortes. O escoamento atmosférico em várias camadas da troposfera, principalmente em altos níveis, bem como a inserção de umidade, reforçam a condição de instabilidade que formam células de tempestade também no sul do estado. Alerta de tempo adverso persiste para toda essa semana, especialmente no centro norte do Maranhão, com potencial para deslizamentos de terra, transbordamentos de rios e alagamentos. Os acumulados de chuva podem ultrapassar a marca de 100 mm por dia.

⇒ ZCIT no Atlântico: oscilando entre  1°S e 3°S

A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 18 UTC (15 hora local) do dia 13 de março de 2023 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima. As áreas coloridas na imagem representam o desenvolvimento vertical das nuvens, de acordo com a escala, quanto mais frio o topo da nuvem, mais desenvolvida ela é, e mais propícia a causar tempo adverso na localidade de atuação.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.

ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão, clique AQUI

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.