Análise Sinótica e Alerta 15/03/23

Análise do dia 15/03/2023 às 18 UTC – 15 Hora Local

Uma estrutura semelhante a uma Linha Instabilidade associada ao escoamento atmosférico da ZCIT está presente em todo o Litoral norte do Nordeste do Brasil, mais especificamente entre o Rio Grande do Norte e Maranhão. Sendo assim, essa região recebe muita umidade e energia para convecção, o que deixa o tempo com nuvens carregadas. O alerta para tempo adverso se mantem para o setor centro norte do Maranhão, com valores de acumulados de chuva podendo ultrapassar os 100 mm por dia.

⇒ ZCIT no Atlântico: oscilando entre  1°S e 3°N

A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 18 UTC (15 hora local) do dia 15 de março de 2023 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima. As áreas coloridas na imagem representam o desenvolvimento vertical das nuvens, de acordo com a escala, quanto mais frio o topo da nuvem (vermelho), mais desenvolvida ela é, e mais propícia a causar tempo adverso na localidade de atuação.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.

ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão, clique AQUI

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

Compartilhar.