Análise Sinótica e Alerta 20/03/23

Análise do dia 20/03/2023 às 18 UTC – 15 Hora Local

De modo geral, com o final do verão astronômico e chegada do outono no hemisfério sul, dá-se início a marcha anual da ZCIT rumo ao hemisfério norte, mas isso leva tempo e ela ainda vai continuar atuando e provocando chuva no Maranhão e oceano adjacente. No momento, a ZCIT está com atividade convectiva intensa em toda a Costa Norte do Nordeste do Brasil; núcleos isolados de nuvens carregadas podem ser observados na região central, norte e nordeste do estado do Maranhão. A dinâmica em altos níveis troposféricos dá suporte para a manutenção da instabilidade atmosférica também no setor sul do Maranhão, portanto, o alerta de tempo adverso (chuva, trovoada e rajada de vento) se mantém.

⇒ ZCIT no Atlântico próximo a Costa Norte do Nordeste do Brasil: 1°S

A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 18 UTC (15 hora local) do dia 20 de março de 2023 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima. As áreas coloridas na imagem representam o desenvolvimento vertical das nuvens, de acordo com a escala, quanto mais frio o topo da nuvem (vermelho), mais desenvolvida ela é, e mais propícia a causar tempo adverso na localidade de atuação.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.

*CAVADO: Área caracterizada por baixa pressão atmosférica em relação à sua adjacência. Encontrado nas cartas sinóticas.

ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão como ZCIT, Cavado do Nordeste, entre outros, clique AQUI

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

ahmeteoro@gmail.com

Compartilhar.